5.27.2010

Dentista


Nunca antes tinha ido ao dentista cá nos USA... até agora, que o meu seguro de saúde cobre tais serviços. Até então, sempre que ia a Portugal, lá tinha eu as consultazinhas da praxe com o Dr. Manuel (que adoro) e, com 2 idas por ano, lá mantinha eu a saúde dentária.

Já que agora posso ir aqui, decidi experimentar. Fiquei abismada com a qualidade do serviço! Muito, mas muito bom!

A primeira coisa que fazem a um paciente novo e para o qual não possuem os registos odontológicos é tirar um raio-x de todos os dentes. Todos!! Quando a enfermeira me começou a tirar raio-x até mais não eu comecei a rezar a todos os santinhos para que tudo estivesse incluído no seguro, caso contrário a brincadeira sair-me-ia bem cara.

Depois da sessão de raio-x, segui para o consultório propriamente dito onde, aí sim, me sentei na tão famosa cadeira e conheci a minha dentista. Ela, uma Americana típica, grande, alta, bonacheirona sem ser gorda, com um sorriso franco e simpático. Um aperto de mão bem firme monstrou-me que era segura e confiante, algo hiper necessário num dentista. Gostei dela imediatamente!

Julguei que, tal como em Portugal, me fosse olhar para a boca, ver se há algo de errado e tratar, mas não. Nesta primeira consulta, já em posse dos raio-x com os dentes todos numerados, ela não fez mais nada que seja não uma descrição detalhada de tudo e mais alguma coisa, que vai ditando para a enfermeira. Desde medir os espaços entre todos os dentes, a retracção da gengiva, que dentes têm coroas, quais foram desvitalizados, quais precisam de atenção primeiro... tudo, tudo, tudo! Nunca antes tinha tido uma revisão como aquelas! como disse, fiquei espantada.

E, a primeira consulta consiste nisto. O melhor de tudo? Quando cheguei ao balcão para pagar, estava tudo incluído e não gastei um centavo. A partir daqui, sou encaminhada para os especialistas relativos a cada problema. Pelos vistos aqui, cada dentista faz a sua coisa. Esta que me viu, faz análise geral da situação. Na próxima consulta serei vista por um médico de endodontica, uma vez que vou ter que tratar a raíz de um dente que já foi desvitalizado. Numa outra altura, visitarei uma higienista, por causa da gengiva.

Por agora, estou muito satisfeita com o serviço e com a dor de cabeça que isto me tirou de cima, pois sempre que estava longe de Portugal ficava sempre com receio que me acontecesse alguma coisa, tipo uma dor de dentes ou qualquer coisa do género.

Esperemos que continue a gostar!

No comments: