1.21.2015

Mitos



Não sabia bem se ia ou não falar do Pai Natal 'a Elis mas, imbuída do espírito da época, lá me decidi a iniciar o ritual agora que ela tem mais de dois anos.

Assim, na noite de 24, depois de abertos todos os presentes e já prestes a deitá-la, chamei-a e expliquei-lhe: vamos deixar aqui este copo de leite, um prato com bolachas e uma cenoura, para o pai Natal e para as renas que vêm hoje 'a noite trazer um presente especial para a Elis. Quando chegar, o pai Natal vai estar muito cansado e vai ficar muito feliz quando vir o que lhe deixámos!

A perceber as palavras mas sem perceber muito bem o conceito, a Elis lá acenou que sim e foi-se deitar. Junto ao que deixámos, coloquei o presente especial para a Elis. Mordi umas quantas bolachas, bebi o leite e dei uma trinca na cenoura. Estava tudo pronto!

No dia seguinte, quando ambas acordámos (e lembrada pela avó Cidália, pois já me tinha esquecido da charada), disse 'a Elis: vamos ver se o pai Natal veio? Vamos ver se comeu o leite e as bolachas? E se o Rodolfo gostou da cenoura? E se há uma prenda para a Elis? Ela respondia que sim e sorria animada. Aposto que gostou da combinação "prenda-Elis" na mesma frase e ficou toda contente. Lá fomos de mão dada, e eu a alimentar o suspense.

Anda ver, anda ver!

E quando entrámos na sala, no local onde deixámos tudo, encontrámos..... absolutamente nada!!
Nada de leite, nada de bolachas, cenoura, copo, prato. Nada!
Tinha desaparecido tudo!!

O que se passou foi que o meu pai, nas limpezas e arrumações dele da sala que na noite anterior serviu de palco para o desembrulhar de dezenas e dezenas de prendas, com 3 crianças histéricas a espalhar tudo por todo o lado, levou tudo a eito e não deixou pedra sobre pedra, copo ou prato sobre a mesa. Nem nada para o pai Natal e para as renas. Foi tudo para a cozinha de requitó!

Felizmente o presente da Elis ainda lá estava e, num improviso do momento, lá exclamei:
- ena, o pai Natal esteve aqui e, não só comeu o que preparámos para ele, como ainda arrumou tudo!!! Fantástico!!

Agora, não sei se me preocupo mais que ela acredite no pai Natal ou que acredite que os homens limpam e arrumam tudo. A gente bem sabe que isso não é bem assim!

O meu pai e o pai Natal são excepções ;)

1 comment:

Fatinito said...

Bom... que eu era arrumadinho já sabia mas... não me sabia objector do Pai Natal. Foi sem querer :) Ainda bem que a Elis não investigou a coisa a fundo. Ah ah ah