9.27.2006

Pois, pois...

Image Hosted by ImageShack.us

Maternidade recente é "o segredo" do sorriso de Mona Lisa - dizem cientistas canadianos
2006-09-27

O sorriso misterioso de Mona Lisa é o de uma mulher que acabou de dar à luz, assegura o perito francês Bruno Mottin, do centro de investigação e restauro do museu do Louvre. A esta surpreendente conclusão chegou uma equipa de cientistas canadianos, que utilizou tecnologia tridimensional numa nova investigação sobre o quadro de Leonardo da Vinci. Na explicação dada por Mottin, o vestido da mulher imortalizada por Leonardo da Vinci está coberto por um fino véu transparente, usado na Itália de princípios do século XVI pelas mulheres grávidas ou que acabavam de dar à luz
Este pormenor - o véu - esteve até ao presente "oculto" sob uma camada de verniz. O quadro está a ser objecto de diversos estudos. O que agora levaram a cabo cientistas do Conselho nacional de investigações do Canadá mostrou também que ele se apresenta num delicado estado de conservação mas não sofrerá grandes danos se for tratado adequadamente.

"O painel de madeira em que a obra foi pintada - advertem os cientistas - é sensível à temperatura e às variações climáticas. No entanto, se as actuais condições de manipulação se mantiverem, não há risco de degradação". A pesquisa permitiu ainda apurar que a fissura de 12 centímetros na metade superior do quadro "parece estável e não se agravou ao longo dos anos".

Mona Lisa, ou Gioconda, a jovem mulher de meio sorriso enigmático que Da Vinci fez imortal, tem sido identificada como Lisa Gherardini, a mulher de um mercador florentino chamado Francesco de Giocondo.
(in www.cienciahoje. com)

Chamem-lhe sorrisinho de maternidade!!
Do que ela se ri sei eu :P

2 comments:

Anonymous said...

Esse povo viaja, né? É mais fácil inventarem a máquina do tempo para entrevistar DaVinc himself do que tentar descobrir o que se passava na cabeça do gênio. risos

Anonymous said...

Já disseram de tudo: que era um auto-retrato, que era amante dele, que é uma sobreposição de várias camadas humanas damndo origem àquele sorriso, e agora que estava grávida.
É incrível como o ser humano se recusa a viver na ignorância. lol