12.19.2008

El Bulli


A semana passada veio cá falar 'a Harvard Ferran Adriá.

Para quem nunca ouviu falar deste senhor, é simplesmente um dos melhores Chefes do mundo. Considerado o Picasso da arte de cozinhar, muitos são aqueles que lhe atribuiriam o Nobel da Culinária, caso este existisse.

Veio cá falar de como a ciência se funde com a culinária, isto porque o que o torna tão único e especial, é o uso imaginativo e audaz que faz de substâncias normalmente utilizadas em laboratório: azoto líquido, lecitina, alginina, cloreto de cálcio... e daí surgem coisas como espuma de peixe, caviar de melão ou azeitonas invertidas.

E' dono de um pequeno restaurante na Costa Brava da Catalunha: El Bulli. Este restaurante só abre durante 6 meses por ano, estando os outros 6 meses reservados a pesquisa e desenvolvimento de novas receitas. Assim que abrem as reservas, estas esgotam-se imediatamente, mesmo o menu de degustação custando várias centenas de Euros.

A palestra estava marcada para as 18:30. Pelo sim, pelo não, apareci lá 'as 17:30. Mesmo com 1 hora de antecedência, já não pude entrar no auditório, uma vez que o recinto estava cheio. Eu e os tantos outros que bateram com o nariz na porta foram direccionados para um auditório paralelo, onde a palestra seria emitida em directo, num ecran. Abriram vários destes espaços e até estes não puderam acomodar a mulidão de curiosos que vieram ouvir o Mestre. Tudo cheio. Já estão a ver a dimensão da coisa.

Pelo que foi descrito na palestra, e pelas respostas que consegui obter 'as minhas perguntas curiosas de alguém que estava no mesmo auditório que eu e que já teve o previlégio
de comer no El Bulli, experimentar desta comida é, sem dúvida, umas das experiências a ter na vida. A comida nao parece comida, nada parece o que é. E' uma verdadeira aventura dos sentidos, com texturas, sabores e temperaturas inesperadas e surpreendentes.

Assim, uma das resoluções para 2009 e todos os anos que se seguirem será:

- um dia, ir comer ao El Bulli!

No comments: