11.12.2009

Música e mais música

A semana passada pode-se dizer que foi uma semana cheia de música.

Comecei na 2a feira por ir ao concerto dos "Portland Cello Project", um grupo formado por 16 violoncelos (infelizmente, o palco onde tocaram era pequeno e só deu para 4 deles) que, por vezes tocando juntamente com bateria ou só com cordas, interpretam dos mais variados temas, desde músicas de um jogo de computador, banda sonora do star treck ou até mesmo Britney Spears e o seu famoso "Toxic".



A eles, seguiu-se "Thao with the Get Down Stay Down", uma banda compleatmente Indie, com uma cantora de voz aveludada, o que contrastava com a atitude punk que adquiria a cada música, abando a cabeça como se de um concerto de heavy metal se tratasse. A música deles mais conhecida é esta:

Na 5a feira, mudando para outro estilo, fui ver a minha "crida" amiga Lu e outro amigos (Jason, Gabriel, Tom, Chris...) tocar com a sua banda "Choro Democrático". Neste vídeo a coisa foi séria, na Berklee, tudo a preceito mas, o melhor de tudo, é quando tocam 1 vez por mês num cafezinho ali na Mass Av., onde toda e qualquer pessoa pode participar. E' um Jam aberto e até deu acabei por batucar um pouco no tam-tam:



No Sábado foi dia de Mariza. Lá fui eu vê-la, tal como no ano passado, na Berklee. O concerto foi fenomenal e nunca antes senti que aquela sala pudesse desabar com tantos aplausos e gritos de "ah Fadista!!!" mas ,juro, que a determinada altura pensei que a estrutura não aguentasse. Este ano o Inglês da Mariza pareceu-me bastante melhor, fluído e mais estruturado... talvez por isso o nao passado a coisa tenha sido mais "séria", ao passo que este ano ela se fartou de falar e interagir com o público. Consegui pôr toda a gente a dançar. De igual forma, também tocou no coração de todos nós e naquela "Saudade" Portuguesa deixando-me a mim (e concerteza a muitos mais naquela sala) debulhados em lágrimas com certos fados. Continua a ser uma artista que eu verei sempre que tiver a oportunidade.



Por fim, no Domingo, a música foi mais caseira mas igualmente deliciosa. Num convívio de amigos, não só em excelente companhia como com a barriga cheia de deliciosas "panquecas brasileiras", fiquei na casa de A&A pela tarde dentro, a tocar e a cantar. E' uma casa de músicos e os que lá vão também já vão preparados com o seu instrumento, pois é certo que vai haver música. Desta feita, há violões, cavaquinho, bandolim, cuíca, tam-tam, surdo, gongô, pandeiro, tamborim, baixo 7-cordas, triângulo e mais uns quantos instrumentos que não sei designar ao certo... ha, e claro, há sempre a voz. Todos cantamos e a música que se faz é sempre boa.

No comments: