6.06.2010

Curso de Culinária



Hoje iniciei um curso de culinária, que será o meu entretém durante os próximos 5 fins de semana. A experiência começou bem, pois muito embora tenhamos lá ficado 4 horas, o tempo passou a correr e saí de lá toda entusiasmada.

Esta foi a minha prenda de aniversário, do David e dos meus pais. Claro que eles concordaram logo com a sugestão quando a propus, pois desde logo viram ali uma excelente possibilidade de provar novas (e espero que boas) iguarias.

E' um curso na Cambridge School for Culinary Arts e que consiste em 6 aulas do que é considerado básico.

Hoje a aula foi sobre facas e técnicas de corte. Após termos aprendido como afiar e limar as facas e quais são mais apropriadas para o quê, passámos 'a bancada e desatamos a cortar que nem doidos: chop! chop! chop! Ele era cebola, alho, batata, cogumelos, cebolinho, salsa, courgette, laranja, abacaxi, milho, pimentos (aprendemos uma super técnica que permite cortar o pimento sem que as sementes se saiam ou se espalhem), cenoura, alface e umas outras ervas das quais nem sei o nome em Português.

Foi super divertido e consegui sair de lá já a cortar 'a Chef e sem ter perdido um único pedacinho dos meus dedos.

Quando chegamos ao fim da aula, tudo o que processámos é utilizado para cozinhar várias coisas e termos então o nosso esforço recompensado com uma bela refeição. Ao que parece, as quantidades vão aumentar exponencialmente nos próximos tempos, pelo que o nosso Chef até nos incentivou a trazer tupperwares, para levarmos tudo o que vamos cozinhar e que não conseguimos comer.

Hoje fizemos sopa, pão com alho (pois aprendemos a fazer pasta de alho... só com a faca!), batatas fritas, maionese, uma salada, e de sobremesa, laranja e ananás. Vim para casa de barriga cheia, com uma vontade enorme de comprar uma faca daquelas todas XPTO e cheia de vontade de repetir a dose.

As próximas aulas vão ser sobre:

- ovos
- sopas e caldos
- Vapor, Estufar, Guizar e Fricassés
- Assar, Grelhar e Saltear
- Molhos

Adorei! Adorei! Adorei!

2 comments:

enfermagica said...

Inês
Parabéns!!!!
Olha que delicia curso de culinaria hein. Eu fiquei com água na boca só de ler o post. Sou comilona risos. Posta umas fotos das iguarias. Só pra gente ficar com vontade hahaha
abraço

Unknown said...

A minha cozinha é toda tua...
Bjo