10.31.2010

Batucada

Image Hosted by ImageShack.us

Embora a foto possa parecer que me preparo para andar de patins em linha com auscultadores, ou para qualquer outra actividade radical (vá-se lá saber qual), este material vai ser usado para algo bem diferente.

Vai ser usado, nada mais nada menos do que, para tocar Surdo num grupo de bateria Brasileiro, ao qual me juntei há duas semanas.

Quem me conhece minimamente sabe que um dos meus grandes desejos é, um dia, desfilar no Sambódromo do Rio de Janeiro, Cidade mais que Maravilhosa, no Carnaval mais espectacular do mundo, não com um biquini reduzido e lantejoulas, não com plumas e em cima de um carro alegórico, mas sim como integrante da Bateria, agarrada a um Surdo. Não há nada que mexa mais com as minhas origens primitivas do que o som de uma bateria. O som dos tambores, o repique, o baixo, a vibração... ai, arrepiam-me e emocionam-me demais. E' impossível ficar indiferente. E o Surdo, mais do que os outros tambores, é o que me agrada por excelência.

Há duas semanas, quando me juntei ao Bloco AfroBrazil, pude começar logo com o Surdo. Adorei!

Entre outras coisas, bater no tambor e fazer barulho é muito terapêutico e ajuda imenso a libertar toda a tensão acumulada. Para além disso, obviamente que fazê-lo com um grupo de 20 pessoas é logo 'a partida divertido. Como devem imaginar, o barulho é ensurdecedor, uma vez que os ensaios são feitos num estúdio. Embora seja na Berklee e o espaço seja bastante grande, mesmo assim todos temos que usar protectores para os ouvidos. Aproveitei logo para comprar uns auscultadores amarelos, para ser a minha imagem de marca, hehehe.

Uma vez que o Surdo é bastante grande e fica ao nível dos joelhos e canelas, um outro resultado do primeiro ensaio foram também montes de nódoas negras e dores nas rótulas nos dias seguintes, pois os aros de metal do tambor batem a torto e a direito nos joelhos e canelas, especialmente quando fazemos aquelas coreografias, tipo Olodum. Daí o ter comprado a joelheiras e as caneleiras.

O próximo ensaio é na 3a feira e já estou toda equipada, mais que pronta :)

2 comments:

Ana Nascimento said...

que fixe!! :) tb adoro batucada! e baixo! aqueles sons mais surdos que parecem que nos fazem vibrar as entranhas :D bons ensaios! qdo fores ao sambódromo avisa :P

Fadalê said...

Eu estaria contigo nesse desfile :)