12.28.2010

Dentista



Para além dos meus pais e de alguns amigos, quando vou a Portugal, o meu Dentista é aquele que recebe sempre, sempre, sempre uma visita minha. Pode gabar-se de me ver mais vezes e com mais frequência do que pessoas bem mais importantes para mim mas que, por uma razão ou por outra, nem sempre consigo visitar.

Nasci com a infelicidade de ter uns dentes/gengivas péssimos, pese embora seja das pessoas mais cuidadosas e preocupada com a saúde dos mesmos. Visito o dentista pelo menos 2 ou 3 vezes por anos, uso elixir, fio dental, parta dentífrica XPTO, mas, quando a genética não está lá, não há nada mais a fazer do que tentar gerir a má sorte.

'A força de tantas desvitalizações, esse procedimento passou para mim a ser a norma. Contudo, desta vez a coisa piou mais fino e um pivot acabou por ir ao ar, deixando um novo buraco junto a um outro que já por lá se encontrava (resultado de uma extração o ano passado). Era meu desejo fazer 2 implantes, para que estes espaços fossem preenchidos mas, como um azar nunca vem só, ao que parece o meu maxilar também não tem massa óssea suficiente para os mesmos. Desta feita, por 6 meses tenho para aqui uma coisa metida na raíz (ou antes, no espaço deixado por esta) que, em princípio, vai estimular o crescimento ósseo, para que então os implantes possam ser equacionados.

E vou ficar desdentada, com este buracão aqui, Dr.? - perguntei eu já a temer que ia voltar para os EUA, qual velha desdentada. Não se preocupe, que vai ficar impecável, respondeu ele com a sua calma e optimismo característicos. Assim, não vim com um buraco enorme mas vim com um acrílico com 2 dentes... vulgo, uma bela de uma placa (ou seja, vim uma velha desdentada disfarçada).

Quem olhar para mim, nem nota e, de facto, não tenho buraco nenhum 'a mostra, mas aquela porcaria incomoda para caraças. E' certo que só passaram 24h desde que passei para o clube das placas (mas é só por 6 meses, ok?) e ainda tenho que me habituar, mas não auguro grande sucesso. Comer com aquilo, nem pensar. Parece que tenho uma montanha na boca que, volta e meia, decide deslocar-se. Para além disso, 'a volta de lá andar sempre com a língua, para me habituar ao corpo estranho que quase me sufoca e volta e meia me dá esgares de vómito, tenho bolhinhas na ponta de língua. Como se calçasse um sapato apertado e andasse com ele todo o dia.

Há também que referir que agora falo que nem uma adorável "sopinha de massa", mas cheira-me que daqui a uns dias já domino a nova técnica de palato.

Estou mortinha por Junho, para deixar de usar isto e ir pôr os implantes. Agora, o meu dentista pode-se também gabar de eu marcar viagens em função dele :)

2 comments:

Ana Nascimento said...

xxxiiii.. isso tá mau! eu cá tive sorte de não herdar os dentes da minha mãe.. ja nao vou ao dentista ha montes de tempo (vulgo, há prai 3 anos).. mas tenho que ir.. ver se há alguma cárie (sim, que desvitalizar dentes não é coisa que faça parte do meu historial :P). boa sorte! espero que o maxilar bombe como deve ser ;)

enfermagica said...

Inês
Te desejo melhoras e que sua massa óssea cresça rapidinho. Ah se puder faça exercicios para a musculatura facial. Assim estimula a formação de massa óssea. Não esqueça de investir na alimentação rica em proteina.
E que vc tenha um ano excelente! Com alegria, amor, dinheiro, saúde, realizações e boas surpresas.
Abraço