1.21.2011

iTunes e Artwork





Na altura em que ter internet ainda era coisa rara, já para não referir fazer downloads de tudo e mais alguma coisa, os CDs e os Vinis abundavam lá por casa.

Sempre gostei da sensação de abrir a gaveta ou olhar para as várias colunas carregadas de CDs e percorrer com os dedos as caixas dos mesmos. Sabia de cór cada capa, que cores tinha, como era a lombada daquele CD. E a memória visual ajudava-me muito a lembrar-me de músicas, de artistas, de momentos... agora, com os computadores, iTunes, mp3 e ter a música toda digitalizada, sinto muito a falta desse registo visual. E' para mim uma grande muleta.

E' frequente saber que conheço a música que está a tocar mas, porque me falta a imagem do CD, por vezes não consigo identificá-la de imediato... não fosse eu, actualmente, ter 18,396 canções na minha "discoteca", número este que tem sempre tendência para aumentar e não para diminuir.

Assim, decidi que ia catalogar todas as minhas músicas no iTunes. Atribuir a todos a respectiva capa (artwork) e, sempre que possível, tê-las em display quando ouço música. Assim, é só olhar para o monitor e, aos pouquinhos, vou associando os nomes 'as capas.

Parece que, de repente, passei de um estado de latência ou amnésia temporária para um estado de clarividência. Tenho muito mais noção do que ouço, do que ouvi ontem ou do que adicionei hoje. Tudo porque tenho o registo visual daquele CD.

E' com orgulho que anuncio que, finalmente, terminei de catalogar todas as minhas músicas. Custou mas foi... e agora, tenho um display todo bonitinho :)

No comments: