8.03.2012

Birthing Center - CONSEGUIMOS!!




Quem segue o Casaco Amarelo sabe concerteza do nosso desejo de um parto natural, no centro de nascimento (birthing center), e de como este nos foi negado, face ao facto de estarmos grávidos de 25 semanas quando tomámos essa decisão.

Ora, 'as 37 semanas, fomos 'a consulta com o Dr. Moritz e, mais uma vez (especialmente incitada pela nossa professora das aulas pré-natal), voltei a inquirir sobre a possibilidade de termos a nossa cria no centro de nascimentos. Pela 3a vez!

Não sei se pela minha insistência, se pela promessa de uma excelente garrafa de vinho do Porto (acompanhada do meu mais belo sorriso e olhinhos de bambi) o Dr. Moritz lá se desdobrou, falou com as parteiras com quem trabalha e lá nos conseguiu uma vaga no centro. Isto deixou-nos (a mim especialmente) em estado de graça.

Se já me tinha apaixonado pelo birthing center assim que o conheci, com o seu ambiente silencioso, calmo e tranquilo, luzes indirectas, musiquinha, possibilidade de mobilidade total, jacuzzi, bola de pilates e aparatos e todo o conforto, para mim e para os meus, depois de ter conhecido a unidade hospitalar no andar de cima, onde impera o barulho, azáfama e luzes fluorescentes, ainda mais decidida fiquei a parir no primeiro.

Que bom que conseguimos!!

No fim da consulta não resisti e, sem sequer lhe dar tempo, disse do Dr. Moritz: eu tenho que o abraçar, ao mesmo tempo que já o rodeava com os meus braços. Como é Europeu, eu sei que percebeu o gesto e até gostou.

Passados uns dias, quando me viu a sair da consulta com a parteira, retribuiu-me o abraço, perguntou se eu estava feliz e até comentou com uma outra paciente que passava que aquela era a melhor parte do trabalho.

Há 2 dias fomos já 'a consulta das 38 semanas, onde conheci mais uma parteira. São ao todo 4, sendo que uma delas nos vai assistir na hora H... que, me parece, já não está assim tão longe uma vez que, ainda sem estar em trabalho de parto, já tenho 2 cm de dilatação.

Muitos em breve poderei contar sobre a experiência do centro de nascimentos e, se tudo correr como esperado, sobre a entrada neste mundo deste pedaço de nós, naturalmente, sem drogas e de forma tranquila.

3 comments:

enfermagica said...

Inês, estou encantada com seu relato. Por uma série de fatos.
Primeiro pelo desejo ao parto natural, segundo por ter conseguido uma vaga nesse lugar que é muito acolhedor em relação ao um centro cirúrgico e parto cesáreo.
Estamos aqui na torcida. Para o fruto tropical nascer com muita saúde e que vc esteja cada dia melhor. abraços

∫nês said...

Oi Ju,

Obrigada pelo carinho e pela torcida. Todas as energias positivas são benvindas. Boas energias para ti também e para todas as decisões por que passas.
Beijinhos,

Nês+1

Ana Nascimento said...

que fixe! tb idealizo algo assim para mim, qdo um dia andar nestas emoções tenho que investigar o que há por cá :) beijokas!