8.19.2006

Música: Muitos Pedaços

Image Hosted by ImageShack.us

Enquanto escutava a banda sonora desse filme lindíssimo e sensual que é "In the Mood for Love", apercebi-me que uma das faixas era a ideal para ilustra o que disse há uns tempos atrás acerca de decompôr qualquer música enquanto a escuto.
Este é um excelente exemplo de como a banda sonora num filme, quando magnífica, se torna tão significante... pois por entre o diálogo dos intrumentos de corda, adivinham-se o desejo, a sexualidade e contenção das personagens.

Vejam o que eu ouço:


Powered by Castpost

O pizzicato lânguido do violoncelo rompe o silêncio, delicadamente. Cria um espaço, o ideal para a entrada das outras duas vozes. Só aquelas duas, Ele e Ela. Enquanto a primeira voz marca o baixo, mantém o espaço, a cadência, o sincopado dos passos, as luzes ténues, as outras duas vozes, contralto e soprano, Ele e Ela, entrelaçam-se, mantendo-se ao mesmo tempo elas próprias. E' possível seguir cada uma das linhas melódicas, Ele e Ela, naquele espaço, acompanhadas pelo baixo. Dançam, ameaçando fundir-se a qualquer momento, adivinha-se o subir de escadas sensual Dela, o olhar fixo Dele ... mas sempre Ele e Ela, nunca Eles. Do início ao fim, as 3 vozes estão lá.
Sempre que escuto esta faixa, entretenho-me a entoar cada uma das vozes... e vejo o filme passar-me 'a frente, do ponto de vista de cada uma das personagens.

Vêem o que eu ouço?

No comments: