9.06.2007

Tira a mão da boca!! (cont.)

Image Hosted by ImageShack.us

Se leram esta entrada, sabem que na 3a feira devo ter feito uma "cirurgia" que, supostamente, poria fim ao sofrimento do meu polegar. Errado, 3a feira passou, mas o dedo continuou na mesma.

Vermelho e inchado, como podem ver na foto, não foi razão suficiente para convencer a cirurgiã de serviço a lancetá-lo. Eu bem queria mas a fulana, como mãos não era a especialidade dela, desculpou-se dizendo que não via bem o alvo da possível incisão e que, quiçá, a coisa poderia passar com o tempo (minha, já ando assim há mais de uma semana e não há maneira de esta coisa passar! pensei eu). Assim, mandou-me para casa e sugeriu que marcasse consulta com o cirurgião de mãos (que está de férias e só vem daqui a 2 semanas).

Bonito!

Quando cheguei ao lab, o médico que trabalha connosco e que estava disposto a ajudar-me, não fosse a falta de anestesia, ficou atónito com a decisão da médica.

- Não vê o alvo? Mas a gaja está pitosga!
- Pois - lamentava-me eu, olhando desanimada para o inchaço que, julguei, poderia ter desaparecido nesse mesmo dia.
- Bem - continuou ele - hoje tenho turno no hospital, vou ver se arranjo a Lindocaína. Se ficares com o dedo assim, quando o cirurgião de mãos chegar, em vez de ter que fazer só um corte, provavelmente vai ter que te tirar parte da unha.

Perante tal cenário disse-lhe logo: meu, trás a faca e o alguidar que a gente trata disto quanto antes.

No dia seguinte, logo de manhã, apareceu F. sorridente, com o frasquito de Lindocaína.

- Então, estás pronta?
- 'bora!
- J. queres vir connosco? (J. e' um estudante de medicina que também está no lab) - assim fazes de assistente e ainda aprendes algo que mais tarde terás que fazer com alguma frequência.
- 'bora lá!

Assim, lá foram os 3 estarolas do Schier lab para a sala do Confocal, que 'aquela hora está geralmente vazia e reunía as condições necessárias: privacidade, luz e espaço para a operação.

Sobre o tabuleiro improvisado (previamente desinfectado com álcool) encontravam-se a agulha, seringa, gazes, estilete, anestesia e sei lá que mais necessário. Após preparada a zona de trabalho, começou o espectáculo.

Tive direito a ver da primeira fila tudo a desenrolar-se, enquanto F. explicava cada passinho para que, tanto eu como o J., percebessemos o que se ia passando.
Anestesia aplicada e a surtir efeito, seguiu-se um primeiro corte. Notem, a palavra chave aqui é "primeiro". Contrariamente 'as expectativas, não jorrou um mar de pus e sangue assim que a incisão foi feita. Ao que parece, a infecção é mais profunda do que F. inicialmente tinha pensado.

Eu até gosto destas coisas e não sou nada impressionável, pelo que me estava a divertir com a experiência e a aprendizagem (fiquei a saber que, no caso de dígitos, não se pode aplicar como anestesia Lindocaína e Epinefrina combinadas, este último um vaso-costrictor, porque os dedos podem ficar sem circulação. A desvantagem de não usar Epinefrina e' que, porque os vasos não são contraídos, sai muito mais sangue).

Após explicar ao J. que teria que fazer um segundo golpe e que a esta hora, se estivesse na Medical School, já não levaria um A, nem um B, mas sim um C pelo procedimento, F. apontou o estilete de novo ao polegar. O dedo estava dormente e estava pelo que, por mim, siga para Bingo!

(Nota: neste instante, entrou o Chinezito do nosso laboratório com uma série de caixas de petri e embriões, para ver ao microscópio. Deparando-se com o espectáculo e olhando com mais atenção para o segundo corte que agora se desferia, ficou mais amarelo que o costume e decidiu olhar para os embriões mais tarde.)

Mais um corte, mais um tanto de sangue (aposto que a esta hora algumas das pessoas que estão a ler este relato também já estão a ficar como o Casaco... Amarelas, hehehe) mas pus, que era o que queríamos, nada.

O franzir da testa de F. confirmou-me que a coisa não estava mesmo nada a correr bem.

- Inês, lamento dizer mas a infecção deve estar por baixo da unha, razão pela qual não a consigo atingir com estes golpes. Vou parar por aqui, porque já tens o polegar massacrado o suficiente, mas vou falar com o Chefe de Cirurgias do Hospital da Harvard para ver o que se deve fazer.

Mais uma vez, lá fiquei eu com o inchaço por resolver e, a juntar 'a festa, 2 bonitos golpes.

Hoje de manhã F. já veio ver como está a paciente e amanhã vou com ele até ao Big Boss ver qual deverá ser o passo seguinte.

Até lá.... não percam os próximos episódios porque nós, também não! :)

PS - Prometo avisar se entratanto o dedo cair.

4 comments:

raquel said...

Boa sorte!!!

Menina Azul Reciclada said...

Coragem! :-S (ate' me arrepio com essa historia)

Ana Nascimento said...

que fixe!!! tb adoro essas coisas! gostava de ver a operação, se um dia for operada :D tou ansiosa por ler o resto da história :) (apesar de ler isto uma carrada de anos depois, até parece que está a acontecer agora! ehehe)

Grazielle said...

O meu está um pouco pior que o seu . Na minha mão esquerda o dedo do meio ( médio ) , está realmente pior que o seu não é exagero , eu puxei um pequena pelinha da lateral do meu dedo( eu roo unha ) , então puxei a pelinha meu dedo começou a latejar isso para mim era normal pq quando puxava uma pelinha ficava assim , até no dia seguinte começou a ficar inchado igual o seu , ficou exatamente igual o da foto , eu fiquei meia preocupada depois de meia semana com o dedo assim ele estourou e saiu bastante pus , ai eu fiquei mais aliviada pensando que tava melhor , mais não tava só tava piorando , depois que saiu todo o pus inchou mais e no lugar onde tava o pus fico vermelho eu creio que é sangue , não consigo encostar em nenhum lugar , apesar de eu ser uma menina a posição que deixo meu dedo para não latejar tanto é uma posição feia pois fica parecendo que estou mandando os outros tomar naquele lugar rs e isso me incomoda muito apesar das dores depois do banho , eu não fui em nenhum medico por conta do medo de fazerem " cirgurgia " , sim tenho medo pq tenho 12 anos rsrs ... Então mas depois de ler a sua história fiquei com mais medo , mais hoje mesmo vou falar para minha vó que é responsável por mim me levar no médico urgente e se ela não quiser e achar que é " frescura " minha , vou mostrar essa história para ela e sim to mais preocupada com meu dedo pois tem hora que a dor é insuportável :( . Bom eu agradeço por você ter escrito essa história e publicar por que me deixou mais preocupada com meu dedo e fazer minha cabeça para tratar desse " inchaço " , me ajudou muito mesmo . Obrigada :D ! Um grande abraço e um beijo - Grazielle , 12 anos .