5.06.2008

Sonho Americano



Quando vi o envelope 'a minha frente e analisei o seu conteúdo, confesso que fiquei algo confusa.

Aliás, ao ler "you have been randomly selected for the fiscal year... blá blá blá" (você foi aleatoriamente seleccionada para o ano fiscal...) não foi bem confusão que senti, mas calores. Julguei que ia passar por uma auditoria dos serviços fiscais dos USA. A avaliar pela maneira imberbe e inexperiente com que preencho os impostos, não me admirava nada que descobrissem algum erro e aí... pimba! Teria que desembolsar bastante dinheiro, possivelmente dinheiro que nem sequer tenho!

Depois, lendo a coisa com mais calma, leio a palavra "lottery" (lotaria). E' verdade que já há dois anos que me habilito 'a lotaria do Green Card - pensei - mas onde é que está a dizer Green Card?
Não encontrava essa palavra em lado nenhum.

Voltei ao estado de confusão. Tantos papéis e formulários, tinha que ser coisa séria. Como faço em todo e qualquer caso de dúvida (seja ela qual fôr, acerca do que fôr) recorro eu meu mui amigo Maurício, Carioca de gema, uma mente brilhante sempre dentro de tudo e actualizado acerca de tudo e de nada.

"Maurício, recebi esta coisa?" - disse-lhe ainda meio esbaforida ao chegar ao segundo andar - "O que é que é isto gajo? Será sobre a lotaria do Green Card? Mas não vejo a palavra em lado nenhum!!!"

Quase que nem o deixava falar.

- "Calma!!!" - respondeu ele com a sua pacificidade típica (neste quesito juro que ele é Baiano) - "Deixa ver!.... Hhhmmmm.... arrã..... hhmmmmmm!"

E eu apertava as mãos e voltava a sentir os calores:

- "E' grave gajo?!? Não me digas que é dos impostos?"
- "Hmmmmmm....." - continuava dele.

E depois, escancarando um franco sorriso, finalmente falou:
- "E' isso mesmo gaja, 'cê foi sorteada para a lotaria!!"

Eu?!?!?! EEUUUUU!?!?!?!
Caramba, nem queria acreditar. Eu, que nunca ganhei sequer um carrinho de linhas seja em que competição fôr, seja em que concurso fôr... nem num rifa!!!! Eu, no meio de toda a gente do planeta, fui sorteada!!!


FIIIIXEEEEE!!!

Não digo que me encontre mais próximo do "sonho Americano", pois esse já teve os seus dias contados mas, encontro-me certamente mais longe do "pesadelo Americano" que é tudo o que diga respeito a vistos e entradas e permanências legais no país.

Hoje já seguiram os papéis para a fase seguinte!
Vamos lá a ver se a coisa corre bem :)

PS - Fiquei também a saber que "Green Card" é o termo popular que se usa para nos referirmos ao "Diversity Visa", esse sim, o nome verdadeiro. Por isso é que eu não encontrava Green Card escrito em lado nenhum.

5 comments:

Rita said...

Boa Nês!!! Que fixe!! Parabéns!!! Beijinhos à nova-emigrante-que-já-não-precisa-de-vististos-nem-de-se-chatear!!! :-)

Sara said...

Fixe Ines, que bom!!!

APLeite said...

Ena! Saiu-te mesmo a lotaria :) Que fixe!

Hobbit said...

A torcida é grande pra essa lotEEEEEria sair.

∫nês said...

LotAAAAAAAria :)