3.17.2012

O Brilho



Toda a gente diz que, quando se está grávida, uma mulher fica resplandescente, que brilha, que a pele fica luminosa... o tal "glow".

O David já me tinha dito que eu estava ainda mais bonita, agora que carrego este pedaço de nós cá dentro. Mas, marido é marido e, aos olhos delo (espero eu), até mesmo com uma alforreca na cabeça sou bonita.

Ora, acontece que, de há umas semanas para cá, mesmo eu estando a entrar naquela fase em que passo mais por gorda do que outra coisa, pois barriga de grávida ainda não há, mas parte da cintura já se foi e mais parece que me alambazei a um cozido 'a Portuguesa ao almoço, os homens deram em doidos.

Ele é piropos na rua, ele é olhares indiscretos... acabei de vir de uma loja e o rapaz da caixa, claramente, fez-se ao bife com todas as letras.

Várias vezes, mesmo eu não lhe dando cavaco.
Várias vezes, mesmo eu estando de fato de treino, cabelo mal ajambrado e aliança no dedo para quem a quiser ver.

Acho que o tal do "glow" existe mesmo!

*e não, não era das mamas lindas que agora tenho, pois essas estavam escondidas :P

3.16.2012

Revelação



Decidi dizer ao meu chefe que estava grávida.

Embora tivesse decidido fazê-lo somente quando a barriga se notasse, o que é certo é que me andava a incomodar "esconder" o meu estado, ao ponto de até sonhar com isso.
Definitivamente "omitir" não é o meu forte.

Com esta coisa de não querer mostrar, ou que o meu chefe notasse antes que eu lho dissesse, andava constantemente preocupada em tapar a barriga, alargar as blusas, esconder... mesmo não se notando nada para quem não soubesse da gravidez.

E foi um peso que me saiu de cima quando, 2a feira passada, lhe contei sobre a boa nova.
Acho que a nossa Manguita (agora já excede os 15cm) também sentia essa pressão, pois desde então, começou a ser muito mais convincente em dar um ar da sua graça.

E, de repente, parece que a barriga começou a aparecer. E, de repente, o meu peso só sobe, em vez de oscilar, como tinha sido até aqui.

Como boa cientista que sou, tenho registado diariamente numa tabela /gráfico o meu peso (que ilustra este post).

Digam lá se não é verdade que o nosso projecto de vida percebeu que, finalmente, se podia mostrar ao mundo. Cheira-me que em breve já posso pôr fotos minhas, barriguda :)

Estar grávida é...

Estar grávida é estar sempre com o nariz entupido e com vontade de fazer chichi.*
Espirrar com a bexiga cheia é uma combinação longe de perfeita.

* A explicação científica para estes sintomas é a seguinte:

- porque o volume de sangue aumenta durante a gravidez, todas as mucosas estão hiper estimuladas, dada a sob-irrigação dos calipares. Assim, o nariz está sempre cheio de ranhoca.
- porque o bebé vai crescendo e ocupando mais espaço na cavidade abdominal, os orgãos começam a ter menos espaço. Como tal, a bexiga enche mais rápido.

3.09.2012

Semanas e Meses



Aquando da gravidez de outras pessoas, sempre me fez confusão perceber quantos meses correspondiam a determinado número de semanas.

Até mesmo agora, a confusão a modos que persiste, se bem que sei sempre de quantas semanas estou, pois é nessa linguagem que a médica nos informa sobre a próxima ecografia (dos momentos mais ansiados por nós).

Uma vez que estimo ter engravidado lá para fins de Novembro de 2011, naturalmente, converto o número de semanas no número de meses que conto pelos dedos. Se agora estou de 17 semanas, respondo: 17 semanas, 3 meses e meio.

Qual não foi o meu susto quando, por curiosidade, investiguei qual seria a conversão para meses correspondente 'as ditas 17 semanas: fim do 4º mês, quase início do 5º mês!?!

O quê?!?! É um facto que queremos conhecer o rebento e que esta contagem se baseia em 10 meses de gestação, mas também é verdade que não é preciso tanta pressa... ainda falta organizar tanta coisa.

Pelo sim, pelo não, continuo a contar os meses pelos dedos!

3.05.2012

Borboletas?



Corriam as 14 semanas da gravidez quando, depois de jantarmos e de uma gulosa sobremesa de gelado com (muuuuito) chocolate derretido por cima, enquanto enrolados no sofá a ver um filme, tive a nítida sensação de sentir algo a mexer cá dentro. Muito ao de leve e de forma súbtil, mas senti algo do lado esquerdo.

- Será que é o bebé? Mas ainda é muito cedo!
- Pois é... mas senti. Se calhar é só impressão.

A verdade é que, no dia seguinte, voltei a sentir, desta vez no trabalho.

Sem querer parecer uma daquelas mães paranóicas e super sugestionáveis, não deixei de perguntar 'a médica se tal seria possível. Face ao meu triste historial com colite ulcerosa, o que é certo é que se há coisa que eu conheço bem em mim são os intestinos. Daí achar que o que senti era de facto diferente. Sorridente, a médica confirmou que sim, que podia ter sentido o bebé a mexer. Afinal, já há muito que ele o faz, mas nem sempre se sente assim tão cedo.

Face 'a explicação, fiquei contente e esperançosa de que, realmente, a nossa Goiabinha tivesse dado um ar da sua graça. Contudo, porque depois se passaram várias semanas durante as quais não senti mais nada digno de registo, comecei de novo a duvidar se teria de facto sentido o bebé ou se, afinal tinha ficado toda derretida e apaixonada por um peido. Que coisa mais linda!

Bem, se tinha dúvidas, desvaneceram-se todas por estes dias. A Manguita (agora, com 17 semanas, já foi promovida ao estadio tropical seguinte :), voltou a sambar cá dentro.

Na 6a feira, enquanto assistíamos a um musical, no momento em que os artistas cantavam e dançavam como se não houvesse amanhã, eis que me fez coceguinhas cá dentro. No Sábado, perante a batucada dos Stomp, perante tamanha vibração e animação abrasileirada, lá estava aquele sapateado cá dentro outra vez. E é o máximo sussurrar ao David o que se está a passar e sentir a nossa felicidade com as mãos sobre a (suposta) barriga, enquanto mais ninguém 'a nossa volta percebe que há um espectáculo muito mais magnífico a acontecer naquele momento do que aquele em cima do palco.

Ontem não senti nada mas hoje, novamente depois de uma sobremesa gulosa, lá recebi um novo sinal. Com tanta animação perante música e chocolate, só pode ser a nossa frutinha tropical a-dar-a-dar... não fosse filha de quem é :)