4.03.2015

Das Fraldas ao Pote



Há uns meses atrás, a Elis começou a mostrar interesse pelo pote. Espontaneamente, pedia para lá ir e fazia chichi. Pensei: fantástico!! a minha criança é mesmo um génio (todos os pais pensam o mesmo, não é?). É tão inteligente que se vai treinar sozinha!

Pois, não foi bem assim.

Da mesma forma que se interessou, desinteressou-se. E quando tentei tirá-la das fraldas, deliberadamente a Elis fazia chichi pelas pernas abaixo a olhar para mim, como quem diz: faço chichi no pote quando quiser e não quando tu queres. Tu não mandas! Ou então, quando lhe punha umas cuecas, ia a correr ao cesto da fraldas, de onde tirava uma e depois andava atrás de mim, numa birra imensa, a implorar "falda!!! falda!!!". Melhor ainda, perguntava-lhe:
- onde é que se faz chichi? é no chão?
- siiiimmmm - respondia ela
- não. É nas calças?
- siiimmmm
- não. É no pote?
- nãooooooo!!

Percebi perfeitamente que usar o pote passava por uma decisão da Elis e não por uma imposição minha. Assim sendo, não insisti e deixei a coisa andar. Andou de fraldas até querer e não a chateei mais. No entanto, na escola, volta e meia as professoras lá me começaram a dizer que a Elis tinha feito chichi na mini-sanita, o que me pareceu ser o sinal para abordar o assunto outra vez.

Desta feita, no fim de semana passado, tirei-lhe a fralda e vesti-a. Expliquei-lhe que não tinha fralda e que tinha que fazer chichi e cocó no pote. Acedeu e fez os dois sem problema. Milagre! Na 2a feira mandei-a para a escola sem fraldas e é oficial. A Elis já não usa fraldas!

Na escola volta e meia lá tem uns acidentes, mas são mais a excepção do que a regra. No entanto, em casa, faz sempre tudo bem e não tive (até agora) que andar a limpar nada. Há duas noites atrás, pese embora a ponha a dormir com uma fralda, veio ter 'a minha cama 'a 1 da manhã a pedir-me para ir ao pote. Fez o chichizinho dela e a fralda que tinha estava seca. Voltei a pôr nova fralda e, de manhã, seca de novo.

Ontem fomos jantar a um restaurante com amigos. Porque íamos estar fora de casa por algumas horas e íamos até andar de metro, onde não há hipótese de casa de banho, quis pôr-lhe uma fralda. Não deixou. Foi, qual senhorinha, sem nada! E no restaurante, impecável. Por duas vezes que me pediu para ir 'a casa de banho e voltámos para casa sem incidentes.

Parece-me que estamos no bom caminho e não tive nem metade da chatice que aqueles pais que insistem porque insistem que tem que ser quando faz 2 anos ou quando sei lá o quê têm.

Aos 2 anos e 7 meses, quando decidiu que assim devia ser, a Elis deixou de usar fraldas :)


4 comments:

ana rita said...

Boa Elis!!

Ana Nascimento said...

Fixe! Nada como respeitar os ritmos deles ;) chegam ao mesmo destino numa viagem sem stress ;)

Paula said...

Que maravilha! Sem stress mesmo. bjinhos

Maria Bê said...

Fantástico!!!!!!