1.17.2008

Funeral

Image Hosted by ImageShack.us

Hoje de manhã vi um cortejo fúnebre.

Aqui esta cerimónia é bem diferente daquilo que costumo ver em Portugal. Toda a gente segue num carro que ostenta uma bandeira cor-de-laranja fluorescente onde se lê em letras pretas "Funeral". 'A frente vai um carro da polícia, com as luzes azuis-vermelhas a piscar e a apitar de vez em quando.

Todos os carros têm os 4 piscas ligados e seguem em marcha lenta. O carro funerário segue 'a frente do cortejo e ninguém que se atravesse com esta fila de carros de bandeira colorida a interrompe.

Nas ruas perpendiculares, mesmo que o sinal esteja verde, ninguém entra até que a fila de carros termine. Aliás, esta foi a razão pela qual percebi que um cortejo estava a passar pois, montada na minha bicicleta, atrás de uns quantos carros e com o semáforo verde, não estava bem a perceber porque não andavam.

Não pude deixar de estranhar ao ver este ritual.

Quando o vi pela primeira vez, julguei até que se tratasse de um diplomata ou alguém publicamente importante. Contudo, esta é já a 3a vez que presencio tal evento. Acho que esta é então a norma.

Achei estranho porque, também contrariamente ao que se vê em Portugal, nunca por aqui vi nenhum cortejo com as buzinas aos berros e tulezinhos nas antenas dos carros a celebrar um casamento. Acho isso uma piroseira mas, fazer notar por notar, acho preferível marcar um presença publica para celebrar uma Alegria do que para fazer notar a Tristeza.

No comments: