3.09.2010

Que atrofio

Há tempos, enquanto via o que tinha sido publicado aqui e ali, deparei-me com estas imagens num artigo que saiu na Plos One e achei-as fantásticas:



Basicamente o que os cientistas fizeram foi inibir o gene da miostatina, responsável por controlar o crescimento dos músculos esqueléticos, e o que obtiveram foi ratinhos com músculos que cresceram como se não houvesse amanhã. Um verdadeiro super-ratinho, todo bombado e musculado. Na imagem, vêm o ratinho normaleco em cima e o super-ratinho na foto de baixo.

E porque me lembrei eu de vos mostrar ratos depelados e bombados? Exactamente porque isto me lembrou da minha situação actual. Não que me esteja a cair o pêlo ou tenha músculos por aí além mas porque, desde o acidente de ski, a coisa que mais me impressionou foi a velocidade com que perdi massa muscular na perna e nádega direita. Bastou estar 2 dias de "patinha" esticada e ao ar para, imediatamente, a minha perna (e respectivo rabiosque) virarem um pedaço de esparguete hiper cozido. Por outro lado, porque a perna esquerda levou com o trabalho todo em cima, está maior e mais forte.

Só agora me apercebi que, de facto, afinal, até tinha algum músculo na perna. Agora, quando comparo as duas pernas, nem parecem irmãs... parecem-se mais com os ratinhos da fotografia acima: tipo bucha e estica.

Eu acho que bem me podiam inibir a produção de miostatina na perna direita por uns tempos a ver se volto a uma forma mais simétrica.

No comments: