3.27.2011

Telefone: o trauma/prova superada... para nada



Embora não tenha quaisquer problemas com idade e fale dela abertamente, até há bem pouco tempo fazer anos era um pesadelo para mim. Isto porque mexia com um trauma que eu sempre tive com telefones... e toda a gente sabe que no dia de anos se recebe montes de telefonemas. Bem, pelo menos mais do que o normal.

Vá-se lá saber porquê, falar ao telefone deixava-me nervosa, ansiosa e com as mãos a transpirar. Ficava sempre tão preocupada com a possibilidade de um daqueles silêncios desconfortáveis, em que ninguém diz nada, que quase nem prestava atenção no que me estavam a dizer e passava aqueles segundos a pensar no que ia dizer a seguir. E, claro está, que isto tornava a conversação ainda mais difícil e a probabilidade de eu dizer algo completamente parvo e descabido aumentava exponencialmente... que era outra coisa que me deixava nervosa. Afinal, ninguém gosta de fazer figura de urso e, acreditem, ao telefone eu transformava-me numa completa ursa.

Até hoje estou para perceber porque é que isto acontecia, até porque ao vivo até sou normaleca, acho... converso e tal mas, ao telefone... pronto, empancava.

Curiosamente, com o passar dos anos e, espero, ao tornar-me mais madura, este desconforto foi-se desvanecendo e, pese embora não seja a coisa que eu mais gosto de fazer, falar ao telefone tornou-se algo normal e com a qual nem me importo. Obvio que o estar longe ajudou e acredito também que parte da superação está relacionada com o facto de, aqui nos EUA, se resolverem montes de coisas pelo telefone... assim, tive que me adaptar e habituar.

Ironia das ironias, com o passar dos anos, não só eu amadureci, espero, como os meios de comunicação também evoluiram e, hoje em dia, que já posso perfeitamente receber todas as chamadas do mundo, as pessoas agora despejam "Parabéns" no Facebook ou por email e o assunto fica resolvido. Recebem-se aquelas palavrinhas, sabe-se que a pessoa se lembrou de nós, nos quer bem e dispensa-se a conversar "forçada".

Parece-me que a minha emancipação telefónica veio tarde e a más horas pois hoje em dia falar ao telefone tornou-se obsoleto. A pessoas preferem mil vezes mandar mensagens de texto, escrever um email ou algo no Facebook. Tudo menos contactar a pessoa directamente.

Nada contra... só tenho pena de agora, que consigo, não poder pôr o meu ex-medinho 'a prova :)

1 comment:

Ana Nascimento said...

engraçado que tb sou fã de nao telefonar.. acho sempre que posso estar a incomodar,ou a interromper, sei lá! a mensagem faz-me sentir melhor, pq sei que a pessoa vai olhar para ela qdo tiver tempo, se tiver tempo, sem que seja um incómodo.. mas ha situações em que falar é um must! especialmente com pessoas mais próximas!tudo depende do que se pretende.. se for so para dizer: parabéns! a mensagem chega ;)