4.14.2011

Minha Terra



Nasci em Portugal, mais concretamente no Porto.

O Porto!!

Embora aos 10 meses tenha sido recambiada para Setúbal, onde cresci e sempre vivi até me aventurar pelo estrangeiro, mesmo sem conhecer bem a cidade, as suas ruelas e calçadas (como canta o Rui Veloso), o cheiro a Porto, a lembrança do Porto, a imagem do Porto emocionam-me e deixam-me sempre com um nó. Nem sei se na barriga, se no coração, se na garganta, mas sinto-o cá dentro, como algo meu, mui querido e único. Inexplicável. Intenso. Profundo. Absurdamente trasncendente. E' o Porto e pronto. Nada mais há a dizer.

Se isto 'a partida já parece estranho, mais estranho é que sinta exactamente o mesmo em relação 'a Cidade Maravilhosa, Cidade do Rio de Janeiro, que só vim a conhecer aos 21 anos, mais por um acaso do que intencionalmente. Talvez o que chamo de acaso tenha sido Aquela coisa mágica que sinto pelo Porto, aquele Destino a manifestar-se mas, o que é certo é que, mesmo sem conhecer bem a cidade ou de alguma vez da janela ver o "Corcovado, o Redentor, que lindo!", (como escreveu Tom Jobim), esta cidade emociona-me da mesma maneira.

Ainda me lembro da primeira vez que A vi, no avião, só para fazer uma escala no aeroporto Santos Dumont. O Cristo, de braços abertos sobre a Cidade Maravilhosa, banhada por um sol radiante. Todo aquele mar!

E chorei... como choro quando, lá de cima, avisto Lisboa!
Da mesma forma que choro ao chegar ao Porto, 'a noite. O Douro, a nebelina, a Ribeira.
Ou ao ver os socalcos do Douro, as vinhas, descendo para o Peso da Régua.
E chorei... como choro quando chego 'a Minha Terra!!!

Porque, tal como ao Porto, sinto o Rio de Janeiro como Minha Terra.

PS - Foto tirada lá em casa.

1 comment:

ReScher* said...

As peças da fotografia são do Sobral! Amo tudo que ele faz!!! Tenho esse mesmo Cristo só que as bodas em vermelho e preto! Cores do meu amado Flamengo!!!