5.16.2005

Histórias com Música

Ontem, Domingo, fui a um concerto de Jazz.
O local é acolhedor e pequeno, não havendo limite entre o palco e a plateia. Músicos e audiência interagem livremente, criando um ambiente cúmplice e descontraído. A determinada altura, após anunciada a próxima música a tocar, o trombonista deixou ao critério do baixista a escolha da tonalidade. Ficando este indeciso, eis que o trombonista se vira para a plateia e pergunta que chave usar.
Prontamente respondi "A", por entre os vários palpites que surgiram. Seguidas umas piadas e uns comentários vira-se então para mim e diz-me:
- Por tua causa, vou tocar em G sustenido duplo e depois no fim conversamos por me dares tão difícil tarefa!
Piscou-me o olho e sorri cumplicemente, pois o que acabava de dizer era, exactamente, que ia tocar em "A", mas por outras palavras... mas nem toda a gente percebeu!


Hoje, quando caminhava para casa já de noite, escutava um grupo que me foi dado a conhecer há pouco tempo pelo meu melhor amigo Patrick, de que desde logo gostei muito. Ouvia a música "Embrace", do grupo Canidas, música esta que apela ao ritmo mais imo e natural em nós.
Falo do bater do coração.
A harmonia é acompanhada de sussurros mudos que mimicam a batida:
- tum-tum... tum-tum...
A esta junta-se uma letra e uma melodia etéra, pacífica, primitiva... natural. Uma voz feminina abraça o som. Lembrei-me então de algo que li recentemente, que achei curioso mas, ao mesmo tempo, tão lógico.
Lia acerca do facto de as canções de embalar seram, na sua maioria, dentro de um compasso binário... tal como o é o bater do coração. E também acerca do facto de as mães, sejam elas canhotas ou destras, embalarem os bebés sempre com a cabeça do lado esquerdo do seu peito... onde o coração é mais sonoro.
Tum-tum... tum-tum... sem dúvida o primeiro som que encontraremos nos lugares mais recônditos das nossas memórias.
Que outro som que não este para acalmar e adormecer um bebé? Ideal... natural!

1 comment:

Anonymous said...

Amiga,
Também quero ouvir "Canidas", sentir-me embalada e tentar entender o "tum-tum" do meu coraçåo...Pleease, faz uma cópia para mim.
Beijo
! Bizinha !