7.01.2010

Curso de Culinária - 1a Receita





A semana passada aprendemos a técnica de "Braising", que basicamente consiste em levar a proteína (carne ou peixe) ao forno, num piréx ou numa panela, coberto com o que se chama uma tampa invertida: colocar papel vegetal por cima do preparado, mesmo juntinho, e cobrir em seguida, também coladinho, com folha de alumínio.

Não sei como se diz "braising" em Português... está visto que estas aulas servem não só para aprender a cozinhar como também para aprender novas palavras em Inglês :)

Como nas aulas sobra sempre bastante comida, mesmo depois de todos os alunos encherem a barriga com as receitas aprendidas e experimentadas na aula, trago sempre para casa 2 ou 3 amostras do que foi cozinhado. O David adorou o Ossobuco 'a Milanesa e de imediato me perguntou quando é que ia começar a fazer destas iguarias em casa. Assim, ontem experimentei esta mesma receita, mas em vez de vitela usei carne de vaca.

Embora as fotos estejam meio ranhosas, porque as tirei assim que a comida saiu do forno e pus a gremolata por cima, a coisa ficou igualmente deliciosa! No tempero leva casca de laranja e raspas de limão, pelo que fica bastante aromada.

Não só experimentei pela primeira vez uma das receitas da aula em casa como também pus em prática as minhas técnicas de chefe Ginsu, e cortei tudo em pedacinhos com a minha super Chef's Knife. Chop, chop, chop, foi tudo a eito.

Como boa cozinheira que sou (ou quero ser), claro que testei a faca da melhor maneira e fiz um senhor corte no dedo. Encheu de sangue 3 pensos até finalmente começar a estancar a hemorragia, de modos que, a faca está aprovada. Funciona 'as mil maravilhas, hehehe.

A próxima receita será a de Sea Bass, com erva doce, tomate e achovas. O tradutor diz-me que Sea Bass é o equivalente ao Robalo, mas não estou bem certa. Bem, seja como fôr, esta receita também é maravilhosa. Assim que a fizer, logo vos conto do resultado!

1 comment:

enfermagica said...

Inês
Cuidado com os dedos risos senão a proxima receita eh sopa de dedinhos. Aqui no Brasil temos sopa de letrinhas, mas de dedos soh vi no filme de Indiana Jones hahaha
Pela foto ficou bem convidativo, jah que comem-se com os olhos tb, como eh o meu caso.
Ah adoro laranja na carne fica muito bom, desde cozinha-la no suco a raspas da casca. Com cravo tb eh muito bom, mas não se pode exagerar.
Bom apetite