1.15.2012

O Dilema



OK. Estamos "grávidos". Tornamos este facto público ou não (leia-se, escrevo sobre isso no Blog ou não)?

De uma maneira geral, noto que as pessoas não gostam de tornar pública uma gravidez, a menos que esta já esteja num estado bastante avançado e concreto. Até podem ir contando aos mais próximos, mas raramente a expõem num email generalizado ou num blog, como o fiz ontem. Esta é, pelo menos, a minha experiência.

Se não, veja-se: perante o email que enviei aos meus a anunciar/oficializar a nossa gravidez, de imediato recebi logo 4 resposta, de 4 amigas, todas elas revelando que também estavam grávidas (bem mais que eu) mas que, até então, acharam por bem ainda não dizer.

Percebo os receios que envolvem uma gravidez, então agora melhor que ninguém: será que está tudo bem? será que vai correr bem até ao fim? será que o bebé é perfeito? será que está isento de qualquer má formação genética? será? será? Existem, de facto, muitos receios e preocupações.
E sei que "embora não acredite em bruxas, que as há... há" ou seja, percebo também que queiramos proteger algo tão especial e único de más energias ou virações negativas, que possam advir de invejas, maus olhados, más querenças, mal entendidos... o que lhes quisermos chamar. O que é certo é que estas coisas existem e que é sempre um risco quando nos expomos, seja de que maneira fôr.

Contudo, esta gravidez já é, embora tão pequenina e tão no início, a maior e mais emocionante aventura das nossas vidas. Se nestes mais de 8 anos de Casaco Amarelo, usei o blog para falar, desabafar, estrapolar ou dissertar sobre o que me vai na alma, o que sinto, o que penso, por que peripécias passo, não vejo como poderia ser honesta comigo mesma e com a minha maneira de ser (já para não falar para com aqueles que me leêm, mesmo que sejam só uma mão cheia), se omitisse algo tão, mas tão importante.

O exercício da escrita e o prazer que este me dá seriam, desde logo, amputados. Para além disso, tenho para mim que, se é bom ter os nossos e aqueles que nos querem bem 'a nossa volta e envolvidos com o que nos faz feliz e nos faz sorrir, também é um facto que, quando as coisas correm mal (o que espero piamente que não aconteça neste caso, mas sei ser uma probabilidade como outra qualquer), é também fundamental estar rodeado de todo esse bem querer e poder contar com esse apoio.

Se as coisas são boas, são-no muito mais quando partilhadas.
Se as coisas são más, são-no muito menos quando patilhadas.

Daí a decisão de partilhar, desde cedo, a nossa Favita (já não mais uma ervilha, dado que está agora com 2.35cm). Nunca poderá ser mau escrever para aqueles que, até hoje, me receberam sempre com tanto carinho por aqui.

Assim, prossigamos. Cheira-me até que este tema fará mais sucesso do que os posts sobre sexo. A audiência feminina já se começou a manifestar :)

7 comments:

ana rita said...

Para quando se prevêem fotos de ti barriguda? Estou em pulgas para essa parte!

∫nês said...

Calma que a procissão ainda vai no adro. Por agora, a única coisa digna de registo são as mamocas, mas não posso pôr uma fotografia das mesma... jjjjzzz...zzz.... minha nossa senhora :)

Maria Bê said...

Inês,
Concordo tanto contigo! Até porque, como costumo dizer ao pai da minha cria, quando ou se algo corre mal é bom sentir o carinho alheio, às vezes um abraço virtual tem tanta força e ternura como um em pessoa.
Achei curioso mencionares as invejas, as pessoas próximas pediam-me sempre que não dissesse que estava tudo a correr lindamente e eu estava muito bem. Enfim...
Falo por mim, estou encantada -- a tua sorte é eu estar longe, sou das horríveis que lambuza os bebés de beijos.
Um sorriso!

Ana Nascimento said...

já tinha ouvido falar de não se dizer nada no primeiro trimestre, porque é onde a probabilidade de algo correr mal é maior.. e depois da alegria de dizer que esperamos bebé ter que dizer que o perdemos.. percebo que as pessoas prefiram não dizer logo a toda a gente! agora não dizer por causa de invejas.. nunca na vida tal me tinha passado pela cabeça.. inês, tu grita-me aos 4 ventos a boa nova, e os invejosos que fiquem verdes e azuis e das cores que quiserem!!! muitos parabéns, vou ficar aqui a torcer para que tenhas daquelas gravidezes fáceis e maravilhosas! beijinhos!

Anonymous said...

Muitos parabéns e felicidades!

eduarda baptista said...

E ai vem o meu sobrinho ou sobrinha... que todos saibam desta boa nova, não fosse dos milagres da natureza mais lindos de serem vividos e partilhados... avi tudo correr bem e não tarda teremos natais bem mas animados!!
Cuida bem de ti e de vossa, "nossa" favita. A Clara nada excitadissima, de um momento ara o outro vê-se rodeada de bebés...hihihi.

viva a favita, viva!!!!

e para quem não goste podem sempre tomar renie, kompensã, ou nexium..da para todos os gostos.

Maffa said...

Parabéns para os 2!
tudo de Booooom!!
beijinhos