4.26.2006

Flatiron

Image Hosted by ImageShack.us

Finalmente, desta vez que fui até 'a Big Apple, consegui ver o Flatiron em todo o seu esplendor. Durante bastante tempo teve a sua fachada coberta por causa de obras e já nem me lembrava bem de como era sem aqueles panos verdes a ocultá-lo. Desta feita, assim que desemboquei no cruzamento da 5ª Av. com a Broadway, não resisti a tirar-lhe esta foto, de tão bonito que está. Sempre me fascinou o seu constante estado de (aparente) preclitante equilibrio e bidimensionalidade.

Por saber que eu gostava tanto deste edifício, há já mais de um ano atrás, quando por lá passavamos, o Rui falou-me de um facto bastante engraçado acerca do edifício.

Ao que parece, o seu vértice servia de confluência não só de ventos como de polícias e mirones de tornozelos. Vejam porquê:

"It is said that the building created unusual eddies in the wind which would cause women's skirts to fly around as they walked on 23rd street. This attracted throngs of young men who gathered to view the barelegged spectacle. Police would try to disperse these knots of heavy-breathers by calling to them, "23 Skidoo." This phrase has passed out of common usage, but its descendant, the word "scram" remains in a back corner of the American lexicon."

No comments: