6.22.2011

Vulvodinia


Até hoje, o post que mais comentários recebeu aqui no Casaco Amarelo foi este, acerca da vulvodínia.

De facto, o que escrevi fez de serviço público e várias foram as pessoas que se reviram nos sintomas e, espero, na "cura" ou pelo menos no alívio do desconforto e da dor. Porque há tempos voltei a ter uma episódio semelhante ao descrito no post, volto a escrever sobre o assunto, para tornar a informação um pouco mais completa.

Mediante o aparecimento dos sintomas, aumentei a dose de citrato de cálcio e apliquei clotrimazol, um anti fúngico de largo espectro. A coisa não melhorou e tornou-se até bastante mais dolorosa, pelo que fui 'a ginecologista.

Mediante exames, revelou-se a presença de uma levedura, mais conhecida por candida. Embora as leveduras sejam fungos unicelulares, o clotrimazol parece não ter surtido o efeito desejado, pelo que a médica me receitou 4 doses de fluconazol (um outro anti-fúngico), para serem tomadas por via oral, 1 vez por semana.

Foi remédio santo! O efeito combinado do citrato de cálcio (que a médica recomendou que continuasse a tomar) com o fluconazol fez maravilhas e agora já estou aí para as curvas.

1 comment:

Micas said...

Mas, estas curas devem ser feitas pelas partes intervenientes, ou, então, tudo volta.