4.11.2005

Qual a relação entre NY e a Mesoderme do Zebrafish?

Em NY é muito fácil uma pessoa orientar-se.

As avenidas correm paralelas, no sentido Norte-Sul, sendo numeradas por ordem crescente de Este para Oeste. As ruas, paralelas entre si também, são perpendiculares ‘as Avenidas e são numeradas por ordem crescente de Sul para Norte. Assim, desde que se saiba contar e onde está o Norte, uma pessoa sabe sempre para onde ir… isto, na maioria das vezes pois, embora os números sejam a regra vigente na cidade, há excepões.

Algumas ruas e avenidas, vá-se lá saber porque carga de água, têm nomes em vez de números. E aí é que a “porca torce o rabo”. Fico sempre algo confusa cada vez que entram os nomes.
“Hhhmmm… esta rua é para cima ou para baixo desta?”

Eu trabalho na 1st Av. e hoje tive que ir até ‘a Park Av. Lá me pus eu a pensar:
- “OK, há a 1st, 2nd, 3rd e depois há 3 avenidas com nomes: Lexington, Park e Maddison… ou será Park, Maddison e Lexington?? Ou Maddison, Park e Lexington?”

E’ sempre o mesmo, fico sempre com dúvidas.
Hoje prestei atenção e então verifiquei que, tendo em conta a primeira letra de cada uma destas Avenidas, a ordem é L (Lexington) P (Park) M (Maddison): LPM. Ora LPM não é nada mais nada menos do que o mesmo conjunto de letras que uso constantemente no meu dia-a-dia no laboratório para me referir ‘a placa mesodérmica lateral… que em Inglês é a Lateral Plate Mesoderm (basicamente, um dos tecidos que constituem o peixito com que trabalho, o zebrafish).

Impossível esquecer a partir de agora!

Nada como uma boa menemónica para não me esquecer mais da ordem das Avenidas. Agora só me falta arranjar pr’aí mais umas 100 para as ruas do SoHo, Tribeca e afins. Se calhar o melhor mesmo é andar sempre com um mapa :P

No comments: