2.02.2006

O que eu queria...

... era que me dessem música :)

Image Hosted by ImageShack.us

Uns quantos meses antes de ir para a Alemanha, em 2001, juntei-me ao grupo de capoeira Muzenza. Sempre fui dada a actividades físicas e a exigência da prática agradava-me (para além de que ver o Mestre e uns outros tantos rapazinhos a jogar era uma benção para a vista, cof, cof). Embora me empenhasse nas aulas ao ponto de o suor me escorrer pelo nariz, ficar com os pés em bolhas e por vezes até mesmo em sangue, nunca fui grande espingarda.
Quando na roda, ficava sempre ‘a defesa, a jogar baixo, receando levar com uma pezada a qualquer momento e nunca me aventurava muito. Mas gostava mesmo daquilo. Tudo na Capoeira me fascinava. Os movimentos, os corpos, a dança/luta mas, em especial, a música, as palmas e os instrumentos. O que eu gostava mesmo, era de cantar e, mais que tudo, de tocar o Atabaque e o Pandeiro (o Berimbau ficou em fase de aprendizagem). Enquanto que para a maioria o fácil era a ginga e as acrobacias e nem se queriam aproximar dos instrumentos, para mim era exactamente o contrário. Já era sabido que, uns minutos após a roda começar e eu já ter jogado (porque eu só jogava em roda “lentinha”) começavam a entrar os prós e então, o Bailarino (mestre) chamava-me: “Ineisch!!!” e, inclinando levemente a cabeça, indicava-me o Atabaque.”Vaí aí pessoal… vai começar a jogar rápido” incitava o Mestre.
E eu, qual DJ em plena mesa de mistura, deliciava-me a acelerar aquele pessoal e a manter o ritmo.
Lembro-me que mais tarde nesse ano, já em Heidelberg, numa das margens do rio Neckar, vim a encontrar uma roda de Capoeira. Abeirei-me, fiquei a ver e a bater palmas por uns momentos ao mesmo tempo que, a pouco e pouco, me aproximava do Atabaque. Dei a dica ‘a rapariga que estava a tocar que eu também o sabia fazer. Como quem não quer a coisa estava a tentar que me deixasse tocar um pouquinho. No entanto, com cara de poucos amigos, fingiu que não percebeu e lá continuou ela.
Por acaso até percebi. Eu também nunca queria largar o Atabaque :)

No comments: